História e Evolução da Conservação dos Alimentos

Aula invertida #2

Desde a pré-história, o homem cria maneiras de conservar alimentos.


      Os métodos de conservação de alimentos ao longo da história da alimentação da humanidade acompanharam e permitiram o desenvolvimento do homem. Foi devido ao desenvolvimento da preservação dos alimentos ao longo da história que o homem atingiu o nível tecnológico de hoje, avalia o Publisher de três mídias do setor, Antonio Carlos De Faria. “A humanidade chegou até aqui devido ao processamento de alimentos. A primeira necessidade do homem foi a de se alimentar e por isso procurou meios de prolongar a vida útil dos alimentos”, analisa. “Hoje, a indústria de alimentos recorre a todos os meios tecnológicos para facilitar a vida do homem”, conclui.



        A história demonstra: mesmo antes de adquirir o controle da agricultura e da criação de animais para consumo, o homem esteve preocupado em manter reservas de carne de caça e de vegetais coletados para sua sobrevivência.
       A natureza – como o ciclo anual da mudança de estações e as oscilações que definem períodos de escassez e fartura – e hábitos culturais – como o nomadismo – são alguns dos fatores que definiram a necessidade de se preservar alimentos pelo maior tempo possível.
      A partir de experiências no dia-a-dia, o homem pré-histórico foi descobrindo os meios para conservar seu sustento e garantir a sobrevivência. O calor do sol, fogo e gelo, elementos encontrados na natureza, foram aos recursos primitivos dos quais lançou mão. Esses elementos é que ofereceram as pistas para o futuro da preservação. Na era moderna, a ultrapasteurização e a liofilização, métodos tecnologicamente avançados e supereficientes para a conservação de alimentos, são baseados nos mesmos princípios do uso do calor e do frio para a conservação.
      Outras maneiras de conservar comidas foram utilizadas, como o preparo das conservas por meio da adição de conservantes naturais, como mosto, mel, vinagre, óleos e gordura animal.


O domínio do fogo


     Um dos momentos cruciais na evolução do conhecimento do homem foi o controle do fogo durante o período Paleolítico, também conhecido como Idade da Pedra Lascada. Essa era, iniciada há cerca de 2,5 milhões de anos e terminada há 10 mil anos, viu o surgimento do Homo sapiens, origem do homem moderno.
     Não se sabe exatamente quando os precursores do Homo sapiens deixaram de consumir apenas alimentos frescos que caçava e coletava. Descobertas arqueológicas em cavernas da China fazem supor que o homem de Pequim, entre 250 mil e 500 mil anos atrás, já utilizava o fogo para se aquecer e cozinhar carnes e vegetais crus. Esses são os primeiros sinais de que o homem procurava modificar os alimentos que consumia.
     No entanto, em grande parte do mundo pré-histórico, supõe-se que só a partir do período Neolítico ou Idade da Pedra Polida, o homem começou a usar regularmente o fogo para o cozer alimentos. Ao perceber que, cozidos, carnes e vegetais duravam mais tempo, passou a usar o processo também para conservá-los.


FONTE: alimentacaoforadolar.com.br/quais-sao-as-fases-da-historia-da-alimentacao/



PRAZO FINAL: 7° B, C e D: 09/09.

Comentários

Postagens mais visitadas