CURSO DE CIÊNCIAS FORENSES para professores

CIÊNCIAS FORENSES: UMA PROPOSTA DE ENSINO CONTEXTUALIZADA – 1° Edição/2018.

REALIZAÇÃO: 23 a 27 de julho de 2018, das 8h30 às 13h30 (módulo presencial 25h); das 13h30 às 15h30 (módulo EAD 15h).  Total: 40 HORAS
LOCAL DO CURSO: Avenida Antonio Doll de Moraes, 105 - Centro - Diadema (ao lado do terminal)
VAGAS: 40 VAGAS

I. APRESENTAÇÃO:
    O curso de atualização “Ciências Forenses: uma proposta de ensino contextualizada”, tem como finalidade proporcionar um ambiente de reflexão a professores da área de Ciências da Natureza e Matemática, tendo como base a ciência, a pesquisa e a sociedade, buscando aproximar os docentes do universo acadêmico e da formação continuada.
    Do ponto de vista político-social em que as escolas públicas estão inseridas, podemos perceber uma crescente perturbação dos índices de criminalidade dentro e fora do ambiente escolar, o que nos permite trazer à luz uma intrínseca relação do conhecimento das Ciências Forenses e o cotidiano, e sua interação com as disciplinas das Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física, especificamente) e da Matemática.
    Nesse âmbito, vislumbramos auxiliar os professores e estudantes em suas práticas pedagógicas, aproximando o conhecimento produzido pela academia, almejando torná-lo um produto aplicável ao cotidiano escolar, promovendo uma reinvenção do profissional docente, possibilitando assim, o protagonismo do aluno no processo de ensino-aprendizagem.

II. OBJETIVOS DO CURSO:
  • Contribuir com a formação continuada dos professores que atuam nas áreas das Ciências da Natureza e Matemática, buscando desenvolver atitudes e habilidades científicas forenses, dentro de uma proposta de ensino contextualizada com o currículo escolar. 
  • Divulgar e discutir atividades e situações de aprendizagem que podem ser realizadas no ambiente escolar; 
  • Incentivar que os professores produzam recursos didáticos e desenvolvam estratégias de ensino que facilitem o processo de ensino-aprendizagem, adaptados às suas necessidades e inseridos no contexto vivido pelos alunos;
III. PÚBLICO-ALVO
Professores de educação básica II, de Ciências da Natureza e Matemática; Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico de Ciências da Natureza e Matemática (enviar documentação que comprove a formação acadêmica).

IV. ESTRUTURA DO CURSO

      A dinâmica dos encontros se baseará em temas das Ciências Forenses, com introduções textuais e expositivas, seguidas de experimentos investigativos, apresentações de contextualizações para os fenômenos e suas possibilidades dentro do currículo vigente. 
     A escolha do corpo discente será feita por sorteio de inscrição, no dia 02.06.2018 às 14h (Horário de Brasília). Os selecionados serão comunicados via e-mail e, deverão realizar o processo de confirmação do interesse na vaga.
     As atividades do curso de atualização serão realizadas no período de 23 a 27 de julho de 2018, das 8h30 às 13h30. O cronograma divide-se entre módulos presenciais (25h) e a distância (15h), com duração de 5 (cinco) horas, totalizando 40h, nas dependências da Universidade Federal de São Paulo, campus Diadema. 

V. CONTEÚDOS ABORDADOS
- Introdução às Ciências Forenses;
- Revelando impressões digitais;
- Cromatografia;
- A ciência contra o crime;
- Acidentes de trânsito;
- Balística forense;
- Simulação de cena de investigação criminal;
- Palestra sobre Aspectos toxicológicos das drogas de abuso;
- Palestra sobre atuação do físico na perícia criminal.

VI. AVALIAÇÃO
  • As atividades avaliativas deste curso, serão compostas por leitura dos artigos do módulo à distância, produção de uma dissertação com tema norteador pertinente ao ensino das ciências forenses e participação efetiva nas atividades propostas no módulo presencial, relacionada aos conteúdos desenvolvidos durante o curso.
  • O cursista terá direito a duas tentativas para realizar a atividade avaliativa do módulo à distância (dissertação com tema norteador).
  • Atividades não enviadas via e-mail (cienciasforenses.unifesp@gmail.com) ou Plataforma Google Drive, não serão consideradas para a avaliação final.
  • Após o envio da dissertação, será considerada a maior nota, a ser contabilizadas perante os seguintes critérios:
QUADRO DE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
a)       Pertinência ao tema;
b)       Aplicabilidade;
c)       Prática social;
d)      Coerência e Coesão;
INSATISFÁTORIO
SATISFÁTORIO

Entre 1% a 50% de acertos dentro
critérios mencionados.
Entre 51% a 100% de acertos dos
critérios mencionados.



     Adicionalmente, todos os envolvidos serão orientados a realizarem uma auto avaliação sobre sua participação nas atividades programadas, objetivando avaliar seu próprio percurso formativo e sugerir aprimoramento, caso necessário, às atividades realizadas coletivamente.
     O acompanhamento e a avaliação do projeto serão feitos através do “Questionário de avaliação da expectativa” dos professores em relação ao curso.


VII. CERTIFICAÇÃO

Para obter a aprovação no curso, o cursista deverá:
a) Realizar durante o curso, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) ou seja, realizar, no mínimo, 75% do total das atividades avaliativas propostas, conforme item III, tópico 1.5.2, do Artigo 1º, da Portaria EFAP -21, de 21/12/17;
b) Ter média de aproveitamento com conceito Satisfatório (descrito no quadro avaliativo, item 8), do total de atividades avaliativas do curso.
- A certificação será emitida pela Universidade Federal de São Paulo.


*OS SORTEADOS DEVERÃO CONFIRMAR INTERESSE PELA VAGA ATRAVÉS DO E-MAIL QUE SERÁ ENCAMINHADO PELA ORGANIZAÇÃO DO CURSO, ATÉ 07/06/2018.
** AS VAGAS REMANESCENTES SERÃO DISTRIBUÍDAS CONFORME ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO NO SORTEIO.
*** SUA INSCRIÇÃO É PESSOAL E INTRANSFERÍVEL. CASO NÃO POSSA ESTAR PRESENTE, RESPONDA "NÃO" NO FORMULÁRIO ENVIADO POR E-MAIL E LIBERE SUA VAGA.


ATÉ BREVE!!!


_______________________________________________________________________________________________________________
COORDENAÇÃO DO CURSO
Prof. Dr. Leonardo André Testoni (PECMA/UNIFESP)
Profa. Dra. Ligia Ajaime Azzalis (PECMA/UNIFESP)
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: cienciasforenses.unifesp@gmail.com


GRUPO DE ENSINO EM CIÊNCIAS FORENSES - UNIFESP/DIADEMA - 2018

Postagens mais visitadas