Os micro-organismos estão em todos os lugares.

Aula invertida #1
   
Os micro-organismos são formas de vida que não podem ser vistas sem auxílio de um microscópio. Esses seres podem ser encontrados no ar, solo, inclusive, nos seres humanos.
         Com relação ao seu contato conosco, este ode ocorrer de forma positiva ou negativa, neste caso, os efeitos prejudiciais à saúde pode até levar a morte.
         Estes seres tão minúsculos não são todos iguais, eles podem ser diferentes em tamanho e modo de vida. O ápice da descoberta ocorreu em 1878, quando Louis Pasteur apresentou ao mundo a "Teoria dos germes", a partir daí, deu-se início a chamada ERA BACTERIOLÓGICA.     




    Além dos micro-organismos já identificados e classificados: BACTÉRIAS, FUNGOS E PARASITAS, havia uma outra categoria que só pode ser observada após a invenção do microscópio eletrônico. Tratava-se de um ser bem simples e de existência já presumida: O VÍRUS.
             
* Os micro-organismos fazem parte dos reinos: Monera (Bactérias e algas azuis), Protista (protozoários) e Fungi ( os fungos).

         Ao longo do tempo, o homem conseguiu cultiva micro-organismos em laboratório, e usá-los na indústria para produção de remédios, produtos químicos e alimentos. São importante agentes de biorremediação, ou seja, usados para remover ou reduzir a poluição ambiental.



COMBATE A DOENÇAS

           As descobertas de cientistas como o químico e microbiologista francês Louis Pasteur (1822 - 1895), o cirurgião inglês Joseph Lister (1827-1912) e o médico alemão Robert Kock (1843-1910) permitiram identificar micro-organismos como agentes causadores de infecções, as quais geralmente causavam a morte dos pacientes devido à ausência de tratamento efetivo.

         Os cientistas alemães Paul Erlich (1854-1915) e Gerard Domagk (1895-1964) foram pioneiros em mostrar que corantes artificiais matavam micro-organismos e controlavam infecções. Lister e o médico francês Ernest Duchesne (1874-1912), independentemente, relataram o uso de fungos Penicillium em bandagens para tratar pacientes infectados no final do século 19. Porém, textos da medicina chinesa, com mais de 3 mil anos, relatam o uso de soja "embolorada" (com bolor, ou seja, com fungo) para tratar infecções de pele.

          Mas foi a descoberta da penicilina, produzida pelo fungo Penicillium notatum, pelo médico escocês Alexander Fleming (1881-1955), em Londres (1928), que se tornou marco do uso medicinal de produtos naturais microbianos e revolucionou a medicina e o tratamento das infecções bacterianas.



NÃO ESQUEÇA DE REALIZAR SUA ATIVIDADE DE MEMORIZAÇÃO!
PRAZO FINAL: 7° B e C: 06/09 | 7° D: 09/09

Comentários

Postagens mais visitadas