Entre Nós #1: INTERDISCIPLINARIDADE: UM BREVE RELATO

Entre Nós #1

INTERDISCIPLINARIDADE: UM BREVE RELATO
Autora: Stéfani Diniz Teodoro

PROJETO SAÚDE INDIVIDUAL E COLETIVA

Este breve relato, narra a experiência com o trabalho interdisciplinar em uma escola pública da periferia de São Paulo. 
      É possível uma interação entre disciplinas aparentemente distintas? Sim! E essa interação expressa-se como forma complementar ou suplementar no processo de ensino-aprendizagem, na formação de um saber crítico. Para isso, é extremamente necessário que os professores participantes do projeto, estejam em harmonia e com o mesmo objetivo para a execução do projeto interdisciplinar. 
         No ano de 2016, estava lecionando a disciplina de Ciências para o 7° ano, em uma escola na periferia da zona sul de São Paulo. A escola fica numa zona de mananciais. A sala, a princípio, demonstrava-se imatura, com ânimos aflorados, e pouco interessados nos conteúdos de Ciências. Esse diagnóstico também se refletia na sala do 7° ano, no qual havia outra docente de Ciências. Parecia que nada atingia aos alunos de modo significativo, apenas um processo mecânico para "se dar bem na prova".
       O tema era "Saúde Individual e Coletiva". E a partir disso, decidimos trabalhar juntas, e pensamos qual seria a melhor abordagem. Decidimos então, que faríamos uma Saída Técnica pelo bairro, a fim de, constatar os principais problemas que estavam ali, no cotidiano deles, na vida deles. Mas, você deve estar se perguntando: "E onde está a interdisciplinaridade?" - Eu direi a seguir!
      Dias depois, durante o intervalo, nós começamos a refletir de como esse projeto poderia ter viesses, e como as outras disciplinas poderiam colaborar para construir o conhecimento conosco. E então, convidamos o professor de Geografia para estudar a localização do nosso bairro, as questões geopolíticas envolvidas no processo de formação, além das questões geológicas do lugar; O professor de história, ficou responsável por levantar com os alunos, a formação da população do bairro, quem eram os principais migrantes e imigrantes, e o movimento de deslocamento das pessoas para trabalharem longe do lugar onde moram; A professora de artes, iria estudar com nossos alunos, os movimentos artísticos expressos através de grafites e da música; O professor de matemática, iria mostrar aos alunos, como tratar dos dados estatísticos que foram coletados em nossa saída de campo.        A professora de português, se prontificou a trabalhar a produção jornalística, onde tudo que foi levantando pelos alunos de informações, seria repassado aos demais alunos da escola. Por fim, nós professoras de Ciências, cuidamos de mostrar aos nossos alunos que nós podemos fazer Ciência fora da sala de aula, que a Ciência esta no cotidiano deles, seja na visita a área de mananciais, seja observando nosso saneamento básico, nosso posto de saúde, a moradia das pessoas etc... 
      A experiência foi enriquecedora, tanto para os alunos, como para nós professores. Trabalhar em conjunto sempre é um desafio, principalmente na área da Educação. Mas, com carinho, foco e o objetivo claro de uma aprendizagem significativa, podemos sim, trabalhar em parceria, não apenas com uma disciplinas, mas como demonstrado no relato, com várias! Os alunos, puderam entrevistar moradores, e conhecer e entender seu próprio contexto, e fazer associações muito firmes com os conteúdos que eles aprenderam em sala de aula. Sempre dará certo? Não! 
Mas, sempre vale a pena... Tentar!

Comentários

Postagens mais visitadas