Entre Nós #3: VOCÊ JÁ OUVIU FALAR SOBRE "FLIPPED CLASSROOM"?

Entre Nós #3

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR SOBRE "FLIPPED CLASSROOM"?
Autora: Stéfani Diniz Teodoro



       O conceito de "Flipped Classroom" (aula invertida, no Brasil), surgiu em 1990 nos Estados Unidos, e tomou sua forma em 2007, com os professores Jonatham Bergman, Karl Fish e Aaron Sams. Em termos gerais, propõem-se a inversão completa da metodologia de ensino tradicional, onde os alunos devem estudar  o conteúdo antes da aula (em casa), através de apresentações didáticas, plataformas digitais com funções educacionais, vídeo aulas, áudios, leituras de artigos, jogos, entre outras. A lição de casa é feita em sala, e a aula é dada em casa.
        Na literatura, alguns autores já destacavam o processo de apropriação para a construção do conhecimento. Paulo Freire era adepto do uso de tecnologia no desenvolvimento de suas aulas para jovens e adultos, e ressaltava que o professor precisa criar para o aluno um ambiente interativo, e utilizar os recursos tecnológicos da atualidade.

"Não temos que acabar com a escola, mas sim, mudá-la completamente até que nasça dela um novo ser, tal qual a tecnologia" (citação de um diálogo de Freire com Papert, em 1996).

            Alison King escreveu um artigo (From Sage on the Stage to Guide on the Side) onde diz que o educador deveria aproveitar o tempo em sala de aula para se construir conceitos, e não, 'perder tempo' com a transmissão de informação. Ou seja, a proposta de aula invertida é prover aulas menos expositivas, mais produtivas e participativas, capazes de engajar os alunos e dinamizar o tempo dos professores em determinados conteúdos, principalmente, aqueles com maiores complexidade. 


          Na hora de preparar os conteúdos que os alunos deverão acessar em casa, não complique! Opte por tecnologias de fácil acesso e cujas as chances de darem problemas sejam baixíssimas (isso também ser para o ensino público). Toda novidade causa um estranhamento inicial, por isso na hora de propor a metodologia para a direção, pais e alunos, argumente bem sobre os benefícios do novo método de ensino, e trace um planejamento coerente para introduzir aos poucos, o novo conceito com a turma.
      Seja paciente! O conceito de aula invertida é uma inovação educacional, e por isso, exige paciência de todas as pessoas envolvidas. Por isso, permita-se arriscar, errar, consertar, refletir... Os próprios criadores do conceito, os professores John Bergman e Aaron Sams, admitem ter trabalhado um ano inteiro com o método de flipped classroom até entender o seu real potencial. Aceite críticas e ideias de todas as pessoas envolvidas no processo para que, juntos, possam chegar ao melhor resultado possível.

Boa sorte! Até mais!

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